Aula 03 09MARÇO2021
Para desenhar o sólido é necessário começar com a inserção de um circulo no ponto de coordenadas (50,50) com um raio de 5. Após o desenho do circulo faz se a divisão deste em 3 partes, usando o comando DIVIDE. Com um PLINE liga-se os pontos gerados através da divisão. Faz-se SHADE para visualizar em modo cheio a estrutura que está a ser desenhada. Com o comando 3DFACE seleciona-se os pontos e faz se dois ENTER's. A após a criação dos triângulos move-se e coloca-se num vértices do triângulo de base, faz-se um ROTATE_Ref, para rodar o triângulo até ficar com uma aresta sobreposta. Outra opção de colocar o triângulo no sitio é com o comando ALIGN.
Para gerar os três triângulos pode se usar o comando ARRAY , Polar, Itens, 3. De seguida desenha-se um plano que define um percurso para os triângulos se erguerem. Nesse plano desenha-se um circulo, e faz-se uma mudança UCS, para se poder rodar os triângulos. Como se muda a UCS? Primeiro é necessário definir onde se quer que o eixo dos zz fique e depois o eixo dos xx e yy, para definir isto é necessário ter noção para onde se vai rodar.
Por fim roda-se o plano em relação ao eixo dos zz, e usa-se o comando ARRAY novamente para gerar as outras faces.
No segundo exercício é desenvolvido um elemento arquitetónico a partir de uma corte. Para tal é preciso usar o comando ATTACH para importar a imagem do corte. Desenha-se com PLINE as superfícies que são cobertura, lajes e janelas. O objetivo é criar o elemento 3D com o comando REVOLVE, este comando permite a criação de uma objeto 3D a partir de uma varredura de uma superfície em torno de um eixo. Para melhor resolução do objeto é preciso que previamente ao comado seja definido o SURFTAB 1 e 2 e as ISOLINES, tudo para uma configuração de 72. De seguida é só criar o objeto com o comando REVOLVE.
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