Aula 02 MARÇO 2021

     Nesta aula foi feito uma revisão de organização, sistematização, rigor e entidades geométricas na criação do desenho em AutoCad 2D. 

    Foi também dado a conhecer a diferença entre coordenadas absolutas e coordenadas relativas e a sua importância na criação de projeto. 

    Após uma organização da área de trabalho no sistema AutoCad 2D, foram criadas 4 layers para uma organização do desenho, denominadas de (PONTOS, LINHAS, PLANOS,SOLIDOS) e foram atribuídas cores diferentes para cada layer. 

    Na continuação do exercício fomos orientados para criar um ponto com coordenadas absolutas (x,y,z) (50,70,20), estas coordenadas são calculadas a partir do ponto (0,0,0,) que é predefinido do AutoCad. De seguida foi criado um retângulo com o comando (RECTANGULO), este retângulo teve como ponto de origem a coordenada absoluta (50,50), ficando assim no plano do Z, para construir a figura foi dado de seguida uma coordenada relativa (@50,15), esta coordenada foi calculada a partir do ponto (50,50). Após a construção do retângulo foram criados mais dois pontos com coordenadas (80,100,15) e outro no ponto central de uma aresta e foi lhe dado uma cota z =10. 

     Os pontos gerados foram ligados (LINE) criando assim um plano. Para curiosidade foi tentado ligar com o comando POLYLINEA, tendo concluído que num sistema   3D este comando não liga ponto em diferentes cotas Z's. 

    Ao longo do exercício foi criado um solido e desenvolvido um objeto arquitetónico. Para o desenvolvimento deste objeto 3D foram usados vários comandos: 

            3D FACE - Cria uma superfície de três ou quatro lados no espaço 3D;

            SHADE - Exibe uma imagem sombreada do desenho na viewport actual; 



            VS seguido de "2D" - Anula o comado shade;

            EXTRUDE - Cria um sólido a partir de um Plano;

            SLICE seguido por "3p", seleciona-se o ponto e "B"- Criar novos sólidos e superfícies 3D ao fatiar ou dividir objetos existentes; 

            SUBTRACT - Criar um novo objeto ao subtrair um região sobreposta ou solido 3D de outro;

            XLINE- Cria uma linha com um comprimento infinito;

     ARRAY - Criar uma matriz, distribui as copias de objetos em qualquer combinação de linhas, colunas e níveis. 

            UCS - Define a origem e a orientação do sistema de coordenadas do usuário (UCS) actual.  








Comentários